Home / Relacionamento / 10 hábitos que você deve evitar para salvar um relacionamento desgastado

10 hábitos que você deve evitar para salvar um relacionamento desgastado

Com o passar do tempo, a relação de muitos casais vai perdendo o encanto e a culpa não apenas da rotina. Saiba quais são os motivos e como reverter isso

Com o tempo o relacionamento pode começar a se degastar, seja namoro ou casamento. É comum os casais colocarem a culpa na rotina, mas para manter a relação a dois saudável é preciso muito mais do que fazer coisas diferentes, é necessário evitar alguns erros.

Reverta a situação e deixe o relacionamento mais saudável

Reverta a situação e deixe o relacionamento mais saudável

Foto: Thinkstock Photos

Aproveite que o ano novo está chegando e coloque como meta evitar estes 10 hábitos que atrapalham um relacionamento. “Quem prestar atenção nestes erros e parar com eles vai começar a viver nas nuvens”, brinca a especialista em sexualidade e criadora do programa Mulheres Bem Resolvidas, Cátia Damasceno.

Transformar a cama em escritório (ou parque)

Faça da cama o templo do casal, ou seja, deve ser um espaço reservado para a intimidade, um local onde possam se relacionar e conversar. “Cama não é lugar para as crianças pularem ou um local para você e maridão levarem o computador e as coisas do trabalho”, alerta a especialista.

Parar com o sexo

O amor sem sexo acaba virando uma amizade. Mesmo com a rotina, os afazeres diários e os filhos, o casal não pode ficar estagnado. Para Cátia, é preciso variar, buscar novidades e não cair na mesmice. “A frequência com que o casal faz sexo depende de cada um e pode variar bastante”, afirma.

Falta de vaidade

Vão fazer um encontro romântico? Então não tenha receio de se produzir! Depois de um tempo, o casal costuma deixar a vaidade de lado. “Quando você se produz para encontrar seu marido ou namorado, você está se arrumando para si mesma”, fala Cátia. Esse aspecto é importante para que a mulher se sinta mais confiante, alegre e desinibida e isso irá se refletir na relação.

Muita intimidade

Depois de um bom tempo juntos, a intimidade vai aumentando e você começa a ir ao banheiro de porta aberta, usar pijamas rasgados o dia inteiro e fazer outras coisas que vão se distanciando da imagem que quer passar no começo do namoro. “Reduzir um pouco essa intimidade pode ser uma ótima forma de fazer o relacionamento voltar para como ele era no começo”, indica Cátia.

Válvula de escape

Não use o marido para descontar o stress passou com outras situações

Não use o marido para descontar o stress passou com outras situações

Foto: Ryan McGuire/Pixabay/CC0 Public Domain

Com a intimidade, o casal também acaba utilizando o outro como uma válvula de escape. Os problemas e desafios diários vão surgindo e por mais tentador que seja não desconte tudo no parceiro, ele não é um saco de pancadas. “Encontre sempre uma rota de fuga, como atividades físicas, para não acabar descontando no maridão ou na esposa esse estresse”, aconselha a especialista.

Parar de surpreender

Não espere uma data especial para fazer um agrado diferente. Planeje um jantar romântico em casa, um passeio a dois ou algo que possa surpreender. Isso será saudável para relação e, para Cátia, dará um novo gás para o casal.

Insistir na rotina

Saia da rotina, principalmente no sexo! “Nada de transar sempre na mesma posição ou do mesmo jeito”, alerta a especialista. Ela continua dizendo que no relacionamento é bom procurar fazer algumas brincadeiras diferentes, conversar sobre fantasias na cama e experimentar novas posições sexuais.

Andar separado

No começo do namoro o casal é um grude só, depois os parceiros têm mania de andar sempre separados. “Quando o casal anda de mãos dadas e demonstra afeto em público, ele mostra ao mundo que se ama e isso dá mais segurança no relacionamento”, afirma Cátia.

Ficar em silêncio

Quem cala consente, então nada de silêncio! É preciso conversar e discutir o que está incomodando ou desgastando a vida do casal, seja honesta e direta e não associe esse tipo de conversa a uma briga. “Não se preocupe com o que o seu parceiro vai pensar de você. Se ele realmente gosta você, vai saber te respeitar e conversar”, alerta a especialista.

Ficar junto o tempo todo

Não é porque vocês são um casal que precisam fazer tudo o tempo todo juntos. “Cada um tem sua individualidade e precisa de momentos para se divertir com os amigos”, explica. É necessário desgrudar um pouco, mas cuidado com o exagero, isso pode atrapalhar o relacionamento, tudo deve ser conversado e acordado entres os dois.

Mudando pequenos detalhes, o relacionamento de um casal pode se transformar e ser bem mais saudável. Cátia lembra que para que haja uma melhora é preciso que as duas partes estejam preocupadas em manter a qualidade da relação. “Sempre que for fazer algo, faça da melhor maneira possível considerando tudo o que você conhece do parceiro, para que ele receba da melhor forma”, finaliza.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top