Home / Dicas / Este treino é tudo o que você precisa para entrar em forma, diz ciência

Este treino é tudo o que você precisa para entrar em forma, diz ciência

Treino dura apenas 10 minutos e aposta na técnica do HIIT, que envolve séries intervaladas de alta intensidade. Veja os detalhes

Quanto tempo você precisa passar na academia para entrar em forma? Segundo a ciência, apenas 10 minutos do treino certo já são o suficiente. Para deixar ainda mais simples, não é necessário nenhum equipamento ou peso extra.

HIIT é um treino curto de alta intensidade que promete maior perda de calorias

HIIT é um treino curto de alta intensidade que promete maior perda de calorias

Foto: Pinterest

Segundo informações do site “Byrdie”, há algum tempo as pesquisas mostram que um treino rápido de HIIT (high-intensity interval training, ou treinamento intervalado de alta intensidade) tem ótimos resultados em termos de queima de calorias e de gordura. Nesta prática, as série são intensas e curtas e há um descanso ativo entre um exercício e outro. Com isso, estima-se que o corpo continue queimando gordura mesmo depois da atividade encerrada, graças ao metabolismo que fica mais acelerado.

Entretanto, estudo recente publicado no periódico “Medicine & Science in Sport & Exercise”, da American College of Sports Medicine aponta que há um treinamento dentro deste conceito de HIIT em especial que é “o treinamento”. E, sim, ele dura apenas 10 minutos. Além disso, é muito simples de ser seguido e trabalha apenas com o próprio corpo, sem aparelhos, halteres ou anilhas. Tudo o que você precisa é de você mesmo, um lance de escadas e vontade de suar a camisa.

Detalhes do estudo

Um grupo de jovens mulheres sedentárias recebeu uma série de HIIT de 10 minutos e elas deveriam seguir os exercícios três vezes por semana, por seis semanas. Cientistas monitaram a respiração e o desempenho das mulheres.

Já um outro grupo de mulheres com as mesmas característas seguiu o tal treinamento tão poderoso. Elas deveriam subir escadas por 20 segundos, em um ritmo forte, e depois descansar por dois minutos. A combinação de esforço e descanso seria repetida três vezes.

Use a escada como sua aliada para entrar em forma

Use a escada como sua aliada para entrar em forma

Foto: shutterstock

Resultados

As mulheres do segundo grupo tiveram os melhores resulados. De acordo com o estudo, a aptidão respiratória melhorou em 12%. O resultado é parecido com um treinamento intervalado em uma aula de spinning, com picos de sprint – pedalada acelerada.

No final, o treino mostra que acelerar os passos na escada por alguns segundos é mais efetivo do que fazer os famosos burpees por 12 minutos. E decidar 30 minutos por semana aos exercícios, com três dias de treinos, é mais do razoável. Vale lembrar que antes de qualquer atividade é indicado procurar um profissional e fazer uma avaliação física. Se você estiver apto para os exercícios e ainda morar ou trabalhar em um prédio, pode começar agora mesmo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top